Os gânglios linfáticos fazem parte do sistema linfático e são responsáveis pela limpeza da linfa eliminando vírus, bactérias ou outros elementos provocadores de doenças. Os órgãos que fazem parte do sistema linfáticos são: medula óssea, timo, baço, amídalas e adenoides. Nos gânglios linfáticos há células chamadas linfócitos. Estas são as responsáveis por eliminar os microrganismos, por isso dizemos que eles filtram as linfas. Por isso, são consideradas células de defesa e importantes na produção dos anticorpos.
Devido a isso, os gânglios linfáticos são essenciais para o sistema imunológico da pessoa. Eles ajudam a combater várias doenças, infecções, gripes, resfriados, inflamações, etc. O sistema linfático está em relação profunda com o sistema imunológico.
Quando há uma infecção os gânglios linfáticos incham. E, com isso, aumentam de tamanho, podendo ser sentidos e apalpados no local da infecção.
Os gânglios estão localizados no pescoço, nas axilas, na clavícula, região abdominal, atrás dos joelhos e na virilha. Quando eles estão agindo em defesa do organismo tentando combater uma infecção é natural senti-los um pouco doloridos.
Gânglios linfáticos e Massagens Terapêuticas
Massagem modeladora, drenagem linfática e drenagem linfática facial são tratamentos que atuam diretamente nos gânglios linfáticos. São métodos que, com massagens específicas, estimulam essas glândulas eliminando as toxinas do organismo. Através das drenagens ajuda a aumentar as defesas naturais do organismo e a eliminar os líquidos acumulados.
Quando uma pessoa faz uma drenagem linfática a pessoa sente muita vontade de ir ao banheiro. Isso ocorre porque no final do processo do sistema linfático, há uma devolução de água para o sangue. Assim, aumenta o volume de sangue e o rim passa a atuar produzindo urina.
Cada tratamento tem seu benefício e indicações específicos. Veja mais no menu Atendimentos sobre essas técnicas.
Ficou com alguma dúvida? Gostaria de orientações e atendimentos terapêuticos alternativos? Entre em contato, clique aqui.
Siga-nos, também, no Facebook.
Massagens podem ser feitas só por especialistas ou automassagens funcionam?
São benéficas e as podem manter saudáveis?
Em pacientes apenas terapeutas formados
Existem técnicas terapeutias para tratamentos de dores